terça-feira, 8 de abril de 2008

Mergulho nas Berlengas em 5 de Abril

Dia fantástico! Valeu bem a pena ter ido mergulhar às Berlengas.
Para além de um dia que se iniciou cheio de sol, na travessia tivemos o previlégio de ter a companhia de golfinhos (adultos e alguns bebés). Fomos presenteados com saltos e com a suas habituais acrobacias bem perto do barco. O mar estava de feição e rumámos aos Farilhões. O 1º mergulho foi no cemitério dos navios, fomos ver o "Rio Grande" e o 2º mergulho foi no Carreiro dos Cações.

E foi no Carreiro do Cações que vi esta "coisa" que eu não faço ideia do que seja mas que me seduziu assim que lhe coloquei os olhos em cima. Será uma anémona?
Agradeço que me ajudem a esclarecer esta dúvida.

Aqui não há dúvidas. Todos já os viram iguais a este.

Mas já aqui, volto a ter dúvidas. Que peixe é este? Alguém sabe?

Esta secção do "Rio Grande" serve de casa a dois cabozes. E que vista têm eles para um lindo jardim de anémonas brancas. Será que os peixes também se preocupam com estes pormenores quando escolhem as suas casitas? :D

Já estou a pensar na próxima ida às Berlengas. Quando será? Breve, assim espero :D

4 comentários:

RUI BERNARDO disse...

olá susana, o peixe parece um peixe lagarto, synodus synodus

bela foto

Suzy disse...

Olá Rui, essa foi a minha primeira impressão. Mas depois de pesquisar um pouco mais, fiquei com a ideia de que é um caboz. A minha aposta vai para o gobius paganellus, cujo nome vulgar para além de caboz é bochecha. Mesmo que não seja, este já vai ficar apelidado de "Bochechas" :D
Obrigada pela ajuda.

Ricardo disse...

Belas fotos! Parabéns!

João Pedro Silva disse...

Em relação ao peixe, penso que a tua identificação (Gobius paganellus) está correcta. Ou pelo menos está mais próxima do que de um Synodus synodus ou um Synodus saurus. A actínia (a primeira foto) não tem que enganar. Essa está no Saldanha. Por último, o nudibrânquio é (sem sombra de dúvida) Hypselodoris villafranca.