Bonita foto, mas não se trata de Limacia clavigera. É antes um Flabellina babai. São nudibrânquios muito distintos, pertencendo mesmo a subordens diferentes (o primeiro pertence à subordem Doridina e o segundo à Aeolidina). Se estás a usar a "Fauna Submarina Atlântica" do Luiz Saldanha, esquece. Tem poucas espécies (temos cerca de 127 em Portugal continental e no livro só há 7 ou 8) e as ilustrações não ajudam muito. Recentemente comecei a compilar num blog as minhas observações, mas ainda só carreguei 20 e poucas espécies. Espero que possa ajudar na identificação e também a apontar boas fontes online.
Obrigada João Pedro pela correcção. Efectivamente quando publiquei a imagem tive como base o livro que referes. Já vi o teu blog e acho que deves continuar com esse trabalho. Qualquer informação sobre a idêntificação destas ou de outras espécies é sempre bem vinda.
Há dois livros no mercado que são muito bons e muito mais actualizados: - "Mediterranean and Atlantic Invertebrates Guide", de Peter Wirtz e Helmut Debelius; - "Nudibranchs of the World", de Helmut Debelius e Rudie Kuiter.
Mesmo assim, faltam-lhes algumas das nossas espécies :) O melhor mesmo são as fontes online que vão sendo actualizadas... e ainda há tanto por saber acerca dos nudibrânquios.
Após vários pedidos, decidi criar este blog para poder partilhar as maravilhas subaquáticas que vejo quando ando por esse mundo fabuloso que é o mar. Espero que gostem!!
5 comentários:
Esta está linda!
:)
Esta é uma das melhores fotos...
Bonita foto, mas não se trata de Limacia clavigera. É antes um Flabellina babai. São nudibrânquios muito distintos, pertencendo mesmo a subordens diferentes (o primeiro pertence à subordem Doridina e o segundo à Aeolidina).
Se estás a usar a "Fauna Submarina Atlântica" do Luiz Saldanha, esquece. Tem poucas espécies (temos cerca de 127 em Portugal continental e no livro só há 7 ou 8) e as ilustrações não ajudam muito. Recentemente comecei a compilar num blog as minhas observações, mas ainda só carreguei 20 e poucas espécies. Espero que possa ajudar na identificação e também a apontar boas fontes online.
Obrigada João Pedro pela correcção.
Efectivamente quando publiquei a imagem tive como base o livro que referes.
Já vi o teu blog e acho que deves continuar com esse trabalho. Qualquer informação sobre a idêntificação destas ou de outras espécies é sempre bem vinda.
Há dois livros no mercado que são muito bons e muito mais actualizados:
- "Mediterranean and Atlantic Invertebrates Guide", de Peter Wirtz e Helmut Debelius;
- "Nudibranchs of the World", de Helmut Debelius e Rudie Kuiter.
Mesmo assim, faltam-lhes algumas das nossas espécies :)
O melhor mesmo são as fontes online que vão sendo actualizadas... e ainda há tanto por saber acerca dos nudibrânquios.
Enviar um comentário